A saga da compra na Americanas.com – QUERO MEUS PRODUTOS!!!

Se você estiver com preguiça de ler, só um conselho: NÃO COMPRE NAS AMERICANAS.COM, É UMA BOSTA. Não são sérios e querem ficar brincando com seu dinheiro e seu tempo. Pronto. Pode ir para o próximo post. 😉

Sempre comprei produtos online com muita segurança e vontade, mas ultimamente as grandes companhias como Submarino e Americanas (que por acaso pertencem à B2W) tem desanimado total essas comprinhas maravilhosas que alegram as nossas tardes.

Em 2010 fui comprar um produto na Americanas.com e quando fui fazer o meu login, disseram que meu e-mail não estava cadastrado, e quando tentei cadastrar diziam que o e-mail já estava cadastrado. Só isso já era uma prova. Não fiz a compra e beleza.

Dia 26/02/2012 entrei para ver alguma coisa no site deles e acabei descobrindo que o DVD de HP e as Relíquias da Morte 2 – Duplo estava por R$19.90 e outros DVDs também estavam em promoção, fiz a cotação do frete (R$5,90 – absurdo total, a Saraiva entrega de graça, principalmente nesse valor, mas valia a pena ainda). Além do HP, comprei Fantasia – Duplo por R$21, Enrolados por R$16,90 e Toy Story 3 por R$14,90, mais o frete totalizando R$78,60. Paguei, recebi o e-mail de confirmação e descobri, através do e-mail, que tinha pulado a parte de endereço. Nem apareceu aqui na frente a confirmação do endereço, e eu, que tinha cotado com o meu CEP atual, nem reparei nisso, e daí descobri que a genialidade do sistema deles tinha pego o meu endereço de 2003 para fazer a entrega.

Após várias tentativas frustradas de contato com a loja para tentar resolver o problema, escrevi para a Ouvidoria.

(Vou colar aqui o e-mail que mandei para a Ouvidoria no dia seguinte da compra):

Vocês nem merecem boa tarde, mas minha mãe me ensinou a respeitar os outros independentes da seriedade das pessoas. Seriedade essa que vocês não tem nenhuma.
Realizei ontem (26/02/2012), às 6:30 da manhã uma compra (02517226040), fiz o cálculo do frete para meu endereço atual, porém, quando fiz a besteira de concluir a compra (porque não deveria ter feito nenhuma, para não ter dor de cabeça), descobri que já tinha cadastro e não percebi que após os dados de pagamento não coloquei em lugar nenhum o meu endereço.
Quando o e-mail de confirmação chegou, percebi que o endereço colocado estava errado. Mandei o e-mail na hora para o sac e tentei entrar em contato, mas tive que esperar até as 8:00.
Ok.
Mais um e-mail chegou, dessa vez dizendo que o pagamento estava concluído e confirmado.
Quando falei com a atendente Katia Cristina, ela me explicou que poderia cancelar a compra e me dar um vale-troca de mesmo valor para que eu realizasse a compra novamente. Disse que estava ótimo e que poderia ser realizado o procedimento, ela então me informou que no sistema dela ainda não havia sido atualizado o pagamento e que não poderia cancelar a compra, e me pediu para ligar após 1 hora (mesmo eu já tendo recebido o e-mail de confirmação de pagamento). Eu esqueci de anotar o protocolo dessa ligação, mas tudo bem.
Liguei então às 10h do mesmo dia e falei com a mesma Katia Cristina, que me disse que ainda não havia sido atualizado o sistema dela e que eu deveria ligar de hora em hora para verificar o andamento. Oras bolas, e eu lá sou número de tele-sena para ser ficar ligando de hora em hora pra sac de varejo eletrônico? (Dessa vez eu peguei o protocolo 124512117)
Liguei então às 13:06 e fui encaminhada de uma tal de Fernanda Souza para Natalia Souza e finalmente a funcionária Maurícia (muito educada, por sinal) me respondeu a mesma coisa que a Katia, que ainda não havia sido atualizado. Comentei com ela que a outra funcionária me disse que eu deveria ligar de hora em hora e ela me disse que isso era um absurdo. (124512889 o protocolo)
Como eu tenho uma vida para cuidar, não consegui ligar mais. Hoje, dia (27/02/2012) cheguei do meu compromisso e já liguei e qual não é a minha surpresa em ser atendida pela mesma Katia Cristina me dizendo que não poderia cancelar a compra porque o sistema havia sido atualizado e a nota fiscal já tinha sido feita, e que eu teria que esperar a encomenda chegar no endereço errado, voltar, para então vocês me informarem e daí ser visto o que teria que ser feito. (protocolo 124521879)
E hoje também recebi o e-mail resposta que enviei ontem cedinho, dizendo que eu deveria deixar alguém plantado no sol o dia inteiro esperando pelo caminhão da americanas para que falasse com o entregador, para que o pacote não seja entregue. Ou seja, além da pessoa ter que ficar esperando como um idiota no sol quente, ainda teria que abordar um sujeito com um pacote. Agora vamos lá, se isso fosse realmente uma opção viável e séria, o entregador iria levar em consideração ou ele iria tocar a campainha e descobrir por ele mesmo? Não é um pouco ingênuo dessa Fabiana me indicar isso que ela chama de solução, acreditando que isso resolverá alguma coisa?
Entrei em contato 6 vezes com vocês, todas negativas. E tudo que eu quero é um cancelamento da compra, ou que me enviem os produtos para o endereço correto. Não estou pedindo muito, estou? Falta de tentativas não foram.
Você não acha que eu já fiz demais e que não estou tendo resultado nenhum por parte de vocês?
Se o sistema não atualiza, eu, consumidora, não tenho nada a ver com isso, se o site envia e-mails automaticamente, vocês deveriam ter esse controle ou então entrar em contato com a administradora financeira para verificar o problema, e não deixar o cliente trouxa, porque só posso ser uma para vocês me tratarem assim, esperando ainda mais?
Vou ter que esperar a porcaria da encomenda voltar para vocês, para então receber um aviso que voltou ao depósito, para então refazer a compra, esperando mais alguns dias, para finalmente recebê-las, e do jeito que a vontade de vocês e do tal sistema anda, devo receber. pacote no ano de 2077, certo?
Além disso, quando for fazer a compra novamente, provavelmente perderei o preço especial dos itens que pedi, estou certa? E portanto, de nada adiantará.
Se o sistema é ruim, por favor, o cliente nem deveria saber, já deveria ter sido resolvido. Se eu quisesse cancelar a compra no minuto seguinte, eu deveria ser capaz e me espanta, que mesmo com tantas tentativas de cancelamento, nenhuma observação tenha sido feita e parado a compra. Realmente me espanta, não sei se é a inocência ou a falta de profissionalismo e comprometimento com o consumidor.
Para fazer compras e receber o dinheiro, vocês não demoram 10 minutos, mas para fazer o que se comprometem, leva uma eternidade. Isso só pode ser uma palhaçada.
Vocês estão falindo e sendo engolidas (aqui incluo a Submarino que caiu drasticamente a qualidade do atendimento e a rapidez, que eram excelentes) pela ótimaSaraiva.com e outras que prestam serviços com seriedade. Só posso dizer que é uma pena ver a Americanas, que já foi tão boa, como uma das piores empresas, senão a pior, para se comprar.
Espero contato breve ( e isso quer dizer ainda nesse milênio, ok?)
Mônica

———————————-//———————————————————–

Recebi uma ligação de um cara da ouvidoria chamado Relmi Soares da Silva perguntando se eu não poderia buscar a encomenda no prédio errado. OLHA O ABSURDO, BRASIL! Você compra o produto online e paga o frete para não ter que ter trabalho e a loja faz isso. Acontece, que para a sorte deles, eu estava do lado do meu endereço antigo e aceitei, porém, quando cheguei lá, o porteiro me informou que haviam retirado o pacote faziam uns 15 minutos e que o entregador disse que tinha sido entregue em lugar errado. Dá pra sentir que só faltava o cone do burrinho na minha cabeça, né?

Liguei para o Relmi (11) 3454-3015 – ramal 41915 (dica: para ligar tem que digitar o ramal junto, senão não funciona. Depois vão pedir o ramal e você digita de novo) e informei o ocorrido. Ele me disse que eu teria então que esperar o pacote voltar para o depósito, receber um aviso e decidir se eu queria o cancelamento da compra ou o vale não sei o que para refazer a compra. E que eu teria que esperar MAIS AINDA.

Recebi ontem (06/03/2012) o  e-mail as minhas opções eram:

– reenvio do pedido para o mesmo endereço de entrega;
– troca por vale compras no mesmo valor do(s) produto(s) adquirido(s), incluindo frete;
– reembolso do valor pago, na mesma forma de pagamento.

Encaminhei para o Relmi:

EU: Relmi, Eu não quero entregar novamente no mesmo endereço. Eu quero meus produtos no endereço atual.
O que eu faço?
RELMI: Prezada. Monica,

Não temos como alterar o endereço, portando para que a alteração seja feita por você mesma deve-se feito o cancelamento do pedido por um vale troca, refazer a compra e alterar o endereço de entrega.
Grato.
EU: Mas os preços já mudaram e eu não vou conseguir comprar os mesmos produtos.
RELMI: Agora referente a valores, não conseguimos garantir o mesmo, ou o produto será entregue no mesmo endereço.
EU: Ou seja, a Ouvidoria não serve pra nada, o sistema de vocês é péssimo, tanto o e-commerce como o sistema do atendimento, vocês não cumprem o que prometem, fazem o cliente de idiota e tudo beleza?

Você pediu pra eu ir retirar o produto lá no endereço errado, eu, que apesar de pagar o frete, fui buscar, já tinham retirado, e agora querem entregar lá de novo????
Não tem alguma coisa errada aí não? O cliente é quem tem que se virar pra resolver tudo?
Você me pediu então para que eu esperasse esse e-mail de devolução, coisa que é um absurdo, mas eu gentilmente esperei e agora descubro que só poderei levar metade dos produtos porque o preço aumentou e o valor do reembolso para refazer a compra não dá e que vocês não podem fazer nada? É, realmente, não é a Ouvidoria da Americanas que pode fazer, é a ouvidoria da Saraiva, da Fnac, da Cultura que consegue, afinal, vocês é que não são, não é mesmo?

Se o preço aumentou, não tenho nada com isso, pois tudo que eu quero é o produto que o MEU dinheiro comprou (dinheiro esse que já tá na conta de vocês faz um bom tempo, né?). Só lembrando que vocês não estão fazendo favor nenhum pra mim, hein. Aliás não estão fazendo nem o que se comprometem a fazer, muito menos um favor.

É tão difícil assim falar com o serviço de entrega e corrigir o endereço? Não custa mais que um e-mail. Tô vendo que tudo que eu li a respeito de vocês, que só querem brincar com o nosso dinheiro, e nos fazer de idiotas, é verdade, infelizmente.

Parabéns pra essa ouvidoria que ouve tudo e não resolve nada. Vocês estão aceitando currículos aí, porque assim eu também quero trabalhar aí.
A quem eu chamo agora, o Papa?
———-//————————
E daí ele não respondeu e um tal de Claudio de Oliveira da Trocas & Devoluções de DIVERGÊNCIAS me enviou um e-mail com as mesmas opções inúteis de sempre. E eu mais uma vez informei o problema com os valores do produtos, afinal, não é justo eu comprar novamente um produto por um preço mais alto, porque a Americanas não consegue se organizar e nem organizar nenhuma das merdas dos sistemas deles. Nem o dos funcionários e nem o dos clientes.
E eu quero meus produtos com preços promocionais, afinal, o dinheirinho já está lá rendendo na conta deles, né?
 
Ou seja, a Americanas não deixa você cancelar a compra, não deixa as moças do SAC cancelarem a compra se o sistema não atualizou, não permite a troca de endereços, aumenta os preços e se você quiser fica sem metade dos produtos e você é quem paga o pato, as always.

 

Tomara que fechem logo essa bosta. Mas só depois de entregarem os meus produtos.

 

E qual não é a minha surpresa ao digitar o número do meu pedido no site e receber “Não foi encontrado nenhum pedido com o número solicitado.” HAHAHAHAHHAHAHAHA PROCON EM 3,2,1…
Aproveito aqui para reclamar da Submarino: Nunca foi a mais barata, porém os produtos chegavam rápido e super bem embaladinhos. Hoje, a entrega demora e as embalagens parecem uns sacos gigantes, onde os produtos ficam soltos e sem proteção, arrastando de um lado pro outro. Apesar de que hoje os preços são masi em conta em relação às outras.
Deixe uma Resposta

