Combo: As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

Primeiro eu li o livro, que todo mundo falava mil maravilhas, que era o melhor livro do mundo e alegava ser o livro da vida delas. Não achei tudo isso e explicarei o motivo.
Depois eu vi o filme, esse sim eu gostei, e também direi as razões.

Livro  (Stephen Chbosky)

as_vantagens_de_ser_invisivelSinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Pitaco: Comecei a ler com a maior boa vontade do mundo, mas terminar o livro foi uma árdua tarefa, pois a narrativa é repetitiva e cansativa. Não sei se é culpa do próprio autor, ou da tradutora, mas as palavras não pareciam ser de um garoto adolescente, e sim de uma criança de oito/dez anos. A linguagem usada é bem boba e simples até demais. Por conta disso, de cara já não me identifiquei com Charlie, que é a personagem principal. 

As aventuras de Charlie e seus amigos são ok, são passagens da vida cotidiana, como de qualquer pessoa. Primeiro beijo, primeiro amor, primeira festa, e para alguns, drogas e suas consequências. Até aqui, é a velha sedução dos adolescentes pelo famoso “sexo, drogas e rock and roll”. Beleza. Experiências são legais para se contar, e alguns momentos realmente são super identificáveis com as nossas vidas, dos nossos amigos e etc. E por mim estava tudo bem até aí, mesmo o Charlie sendo meio bobinho, do tipo que não reage, e não chama a atenção nunca, mesmo depois que ele conhece o Patrick e a Sam, e tudo mudou, ele não ganha tanta expressão como eu acho que ele deveria, apesar de que durante o decorrer da leitura, fica claro que o Charlie se conhece cada vez mais, e se deixa ser quem ele realmente é.

“Manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora para outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro dos holofotes.”

Mas não é só isso: Seu melhor amigo morreu, a irmã sofre com o relacionamento e guarda um segredo e a tia favorita de Charlie sofre um acidente e morre, deixando o menino achar que a culpa é dele, quando, na verdade, ela também escondia um segredo gigante. (Só tragédia, minha gente)

E eu achei o segredo um lixo. Não no sentido de grandiosidade, porque realmente era algo grande e importante, mas porque não explicaram direito e ficou meio clichê. O autor simplesmente jogou a bomba, deixou lá pra explodir e saiu correndo. Extremamente mal explicado e mal aproveitado, quando se poderia abordar o tema de uma maneira mais proveitosa e importante.

Eu gostei do Patrick e da Sam, eles dão vivacidade à história e fora que ele é bem engraçado. Mas achei a história meio paradona. Até mesmo as músicas que servem de trilha sonora, são paradas.

Talvez o livro tenha agradado mais os mais jovens, que estão na adolescência e se identifiquem, talvez. E talvez eu estivesse com muito expectativa. Portanto, a minha dica é: não criem expectativa com esse livro, só vão se frustrar.

“Então, acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas.”

Skoob

Onde Comprar

Filme

Sinopse

A história é narrada por um adolescente tímido e impopular que descreve a sua vida em uma série de cartas para uma pessoa anônima e explora as fases da adolescência, incluindo o uso de drogas e sexualidade.

Trailer

Pitaco da Mô

THE PERKS OF BEING A WALLFLOWER

Eu adorei o filme. É bem mais agitado, mesmo sendo bastante fiel ao livro. Achei que as piadas funcionaram, a química entre os atores deu muito certo, o Charlie do filme não é tão bocó como o do livro e eles mudaram um pouco a história da irmã, o que foi agradável.

Além disso, os atores estão muitíssimo bem em seus papéis e tem o Logan Lerman, a Emma Watson e o ótimo Ezra Miller, que deu um show à parte.

A trilha sonora ficou bem legal e a cena do relógio é impagável. A cena da briga também ficou sensacional.

E com certeza você vai querer refazer a cena do túnel, porque deve ser muito legal!

Eles conseguiram pegar a chatice do livro (porque o livro é um tanto chato) e transformar em uma coisa mais pra cima, não tão parado. É um filme sensível, entretanto.

Eu realmente me diverti vendo esse filme, que conta com romance, drama, ação e comédia.

Posso afirmar, com confiança, que esse é um dos poucos casos em que o filme é melhor que o livro.

as_vantagens_de_ser_invisivel_sam_patrick

as_vantagens_de-ser_invisivel_emma

4estrelas

Anúncios

2 thoughts on “Combo: As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

  1. Pingback: Sobre o Skoob | Mônicando

  2. Pingback: Seis Coisas Impossíveis – Fiona Wood | Mônicando

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s