Seis Coisas Impossíveis – Fiona Wood

seis_coisas_impossíveis_fiona_woodSinopse: Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada… E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 1. Beijar a garota. 2. Arrumar um emprego. 3. Dar uma animada na mãe. 4. Tentar não ser um nerd completo. 5. Falar com o pai quando ele liga. 6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí… Mas impossível mesmo será: 1. Não torcer para que Dan supere seus problemas. 2. Não rir muito com os devaneios dele. 3. Não querer ter um cachorrinho como Howard. 4. Não desejar que a mãe de Dan encontre a felicidade. 5. Parar de ler este livro. 6. Não querer abraçar o livro depois de tê-lo terminado…

Pitaco: Nunca tinha ouvido falar desse livro, até o dia em que estava de bobeira na Saraiva e achei a capa interessante, gostei da sinopse e acabei comprando. Não vou negar que eu fiquei um pouco com medo de ser igual “As Vantagens de Ser Invisível“, já que o protagonista Dan tem idade parecida com o Charlie , não tem muitos amigos, não tem experiência com garotas e passa por dramas familiares. Mas não é, graças aos céus.

A família de Dan é destruída e perde tudo quando seu pai se declara gay e sua empresa vai à falência. Por “sorte” a mãe herda uma casa gigante cheia de tranqueiras e com um cachorro já meio velhinho de brinde. Além disso, Dan muda de escola e precisa arrumar um emprego para ajudar a mãe que está na pior. Mas nem tudo é ruim, pois no meio disso tudo, surge Estelle, sua nova e linda vizinha.

Eu achei o livro bem bonitinho, o Dan é uma graça e não é do tipo nerd demais ou egocêntrico, ele é preocupado com os outros, gosta de ajudar, é maduro (para alguém de 14 anos), engraçado (faz graça até de si mesmo), ingênuo e super inteligente. Impossível não gostar dele, ou de Estelle, ou do Fred, ou do Oliver e da Em. E principalmente do Howard. hahahahaha

Gostei da escrita da autora, achei bem leve (mesmo acontecendo só tragédias), divertida e que te prende. Algumas coisas são bem previsíveis, mas não tira a graça de maneira nenhuma. O narrador é o próprio Dan, os capítulos são bem rápidos e pequenos, e isso faz você não perceber o tempo passar, pelo menos eu não conseguia parar de ler, tive que terminar logo pra saber o que aconteceria. Li em menos de um dia.

Eu gostei de como ela usou algumas coisas específicas para simbolizar sentimentos, como por exemplo, as músicas do Radiohead = tristeza. Ou as caras de terapeuta do Howard. Não achei certo a mãe “sacrificar” a festa do filho por ela mesma, mas renderam algumas partes engraçadas.

O livro é grandinho, mas é bem leve, a capa está bem legal (foi por conta dela que resolvi ler) e eu achei apenas um errinho de digitação.

De maneira geral achei que a maioria das coisas ficaram com suas devidas respostas, com exceção do pai, pois esse relacionamento foi mal aproveitado. A autora poderia ter se dedicado um pouco mais e explicar o que aconteceria depois, quando eles se encontrassem. Ok, ela até deixou isso meio óbvio, mas achei que faltou um algo mais, sabe? Se ela tivesse gasto um pouco mais de tempo nesse relacionamento pós crise, acho que teria sido mais completo e fecharia o livro de maneira perfeita.

E eu não sei pq toda vez que o Howard era citado, eu imaginava ele que nem o pug da Pocahontas, fazendo altas caras e bocas. hahahahahhah

“- Eu sei, eu sei. “Guia para idiotas sobre como criar cachorros: leve o cachorro pra passear, porém o leve de volta pra casa”. Geralmente é o humano que treina o cachorro. Mas quando Howard abana o rabo, sou eu quem responde na hora e tenta lembrar-se da lição para a próxima vez.”

Skoob

Onde comprar

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s