E então o meu Kobo Glo travou… E agora?

Eu já comentei o que eu acho do meu Kobo Glo aqui nesse post, mas até o momento ele nunca havia travado/congelado, e depois de me desesperar e consultar o santo Google, consegui destravar, com a ajuda desse vídeo.

O meu congelou em uma das páginas de um livro e não mudava por nada no mundo. Tentei segurar o botão liga/desliga por um tempo, tentei apertar os dois botões ao mesmo tempo, esperei mais de 15 minutos pra ver se voltava sozinho, mas não funcionou. Tive que resetar o pobre coitado, mesmo morrendo de medo de deletar tudo que estava dentro dele (funcionou e não apagou nenhuma informação! Eu ia ficar muito brava se isso acontecesse).

Fiz as ilustrações inspiradas no meu Kobo Glo, mas acredito que sirva para qualquer modelo de Kobo. (Fique à vontade para usar as imagens que eu criei, mas não se esqueça de por os créditos! 😉 )

Na verdade é bem simples, caso ele não volte depois de alguns minutos sozinho:

– Puxando o botão liga/desliga por uns 5 segundos.

kobo_mônica_nadal_desenho_DÊ_OS_CRÉDITOS_01

…ou…

– Use um clips e aperte o pequeno botãozinho por uns 5 segundos, o Kobo vai reiniciar/resetar. Como eu já disse, não perdi nenhum dado, tanto de livro guardado, como de estatísticas. E está funcionando muito bem até o momento.

kobo_mônica_nadal_desenho_DÊ_OS_CRÉDITOS_02

Atualizado em 20/05/2014:

Dica do usuário Dimas:
Conectar o Kobo no computador e puxar o botão de ligar pode funcionar, caso ele não resete como deveria.

Atualizado em 25/11/2014:

Dica do usuário Jose:
Faça um dos procedimentos:
1- Pode dar um Reset, conforme informado acima
2 – Pode ser porque ele esteja sem energia. Deixe carregar totalmente e depois tente ligar
3 – Pode ser algum livro que está corrompendo. Faça:
a. Ligue no PC através do cabo de dados.
b. Se souber qual livro adicionado recentemente que TALVEZ esteja dando problemas, delete
c. Copia os livros do Kobo para o PC e depois remova TODOS eles do Kobo.
d.Tente ligar. Se der certo, inclua os livros novamente e preste atenção em qual momento ele vai travar.

Espero que ajude! 🙂

Um pequeno grande PS.: Uma coisa que me chamou atenção foi a quantidade de pessoas reclamando dos travamentos dos Kobos e metendo o pau na empresa. Ok, concordo que o software é meio lerdo e poderia ser melhor, afinal, estamos falando de um produto que não é barato, mas também não é assim, pois joguei no Google a pesquisa “kindle travou” para ver se isso só acontecia com Kobo e descobri que não! Kindle também trava pra caramba e cada vez mais eu chego à conclusão que os dois são a mesma coisa, com as mesmas configurações, capacidades e características muito semelhantes. Óbvio que eu não tenho um Kindle pra testar e comprovar o que estou falando, mas acho que as pessoas ficam putas na hora e metem o pau na marca, sem ver se os concorrentes são de fato melhores. Pelo que eu li de usuários das duas marcas, ambas poderiam melhorar seus produtos consideravelmente.
E não estou falando isso apenas porque possuo um Kobo e quero defendê-lo, mas porque vi muitas pessoas xingando e falando bem do Kindle, sem fazer pesquisa nenhuma. Pode até ser que o Kobo trave mais, mas por enquanto, pra mim, ainda é um produto muito legal e que eu recomendaria para meus amigos, apenas não deixaria de fazer a ressalva sobre a lentidão e o travamento.
Dito isto, quem escolhe é a pessoa, certo? 😉

68 thoughts on “E então o meu Kobo Glo travou… E agora?

    • Oi, Marilia!

      Eu não sei exatamente o motivo, mas eu imagino que tenha sido porque eu tava passando as páginas muito rápido, e talvez o software não tenha acompanhado a velocidade. Mas eu não tenho certeza se foi isso mesmo…

      • O meu travou ‘dormindo’. Eu leio à noite, tenho uma capa sleep/wake, mas meu Kobo Glo está configurado para desligar após 30 minutos em stand by. Ele já estava desligado, porque estava na capa do livro que eu li por último e não ligava. Entrei em pânico até lembrar de perguntar pro São Google e ele me trazer aqui. =)
        Ou seja, não tem a ver com a velocidade de virar as páginas, até porque ele não consegue virar antes de processar. O Kobo trava de tempos em tempos e ponto! Ainda bem que tem como resolver e voltar à vida!
        Obrigada pelas dicas e eu vou complementar um post que eu tenho no meu blog sobre o unboxing do meu Kobo Glo com esse dica e linkar seu post. Espero que não se importe.

      • Oi, Celina!

        Não deve haver apenas uma razão para ele travar, como podemos ver pelos comentários. Eu não sei o que acontece de fato, apenas contei como ele travou comigo.

        E muito obrigada por compartilhar o link no seu blog, não me importo de maneira nenhuma. 😉

  1. Olá Mônica,
    antes de mais nada, agradeço o post que você fez sobre esse problema, está acontecendo comigo também. Assim como você, gostei muito do meu Kobo (enquanto funcionava). Mas tenho que discordar um pouco de você, acho que independente dos problemas da concorrência, um produto deve funcionar perfeitamente para o que foi destinado. Se apresenta um tipo de problema com frequência, temos o DEVER de “meter o pau” mesmo! O aparelho sai muuuito caro para nós brasileiros, não dá pra relevar esses problemas. Quando comprei o aparelho, a empresa não me avisou: “olha, pode travar de vez em quando”. Perdoe o desabafo, meu problema é com o aparelho, um abraço pra ti.

    • Oi, Fabiano!

      Realmente, eu concordo com o que você disse, se não está bom, tem que reclamar, pq é um produto bem caro e ele deveria ser melhor. Apenas estava reclamando de pessoas que xingam o Kobo e enaltecem o Kindle, sem ter experimentado ambos. 🙂

      Espero que seu Kobo volte a funcionar normalmente, e pode vir desabafar aqui sempre. hahhahaha

    • Imagina, não foi nada, Juliana, e eu sei bem pelo que você passou, por isso resolvi fazer o post, para ajudar outras pessoas. 🙂

  2. Pingback: O meu Kobo Glo travou… E agora? « Exilado dos livros

  3. Tem 2 dias que dei um pra minha mãe e tá travadão aqui.
    Já fiz de tudo e nada aconteceu.
    O pior está sendo a Livraria Cultura me ignorando.
    Vou ter que ir pra justiça. Que preguiça 😦

    • Oi Valeria!

      Sério que não funcionou??? Nem resetando?
      Que estranho…

      Vc entrou em contato com o Kobo? Porque eu li que eles são muito solícitos. Agora, sobre a Livraria Cultura eu nem digo nada, eles são sem vergonha mesmo, até quando eu fui comprar eles me “menosprezaram”, como eu já contei aqui.

    • Oi Valéria,
      como já postei aqui, esse problema “freeze” é muito mais comum do que a gente pensa.
      Recomendo que você entre em contato frequente com o serviço de atendimento, pra deixar registrado que o problema persiste.
      Depois de muita insistência, resolveram trocar meu aparelho defeituoso por um novo, agora estou nas mãos da Cultura que tem que fazer a troca.
      Passei mais tempo com um aparelho defeituoso em mãos do que funcionando…

  4. Monica, obrigada kkkk o meu tb travou no meu de um livro eficou umas 4 horas totalmente congelado, funcionou exatamente do jeito que vc disse… obrigada beijos

  5. Mônica… muito obrigada!!! Você me salvou… estava desesperada já.
    Funcionou exatamente como falou… não perdi nadinha.
    bjo

    • Eba! Que bom que vc não perdeu nada, Del! Tava curiosa pra saber se só eu não tinha perdido nada ou se ele realmente não perde.

      Obrigada pelo feedback.

      Beijo

  6. Mônica, brigadão pela dica! Comprei meu Kobo Glo e ele é super recente, não tem nem uma semana e travou. Não entrei em pânico graças ao seu post, então muuito obrigada! Consegui resetá-lo usando o botão inferior (usei um brinco, aliás, só tinha clipes muito grandes – fica a dica!).
    Enfim, lendo os comentários vi você dizendo que acha que seu Kobo travou porque estava virando as páginas muito rápido. E, olha, não sou nenhum tipo de expert e nem tenho mestrado em Kobologia (!), mas acho possível porque uma coisa semelhante aconteceu comigo logo antes que o meu travou. Eu estava lendo um texto pra faculdade e fiquei destacando um monte de frase e palavras (mania de ficar usando marca texto, sabe?), e isso deixou o Kobo meio lerdinho. Estranhei um pouco, mas achei tranquilo, afinal o sistema operacional dele não é nenhum iOS da vida. Além disso, “folheei” muitas páginas em um espaço curto de tempo. Coloquei ele naquele modo de “espera” (não sei como chama, mas quando ele não está propriamente desligado), usei ele para terminar um trabalho da faculdade e quando fui abrir de novo pra ler um livro, ele parou de funcionar. Talvez (e isso é pura especulação minha), o Kobo dá tilt quando o usuário faz um uso excessivo dele e acaba, diga-mos, deixando o pobrezinho atarefado. Espero que seja só isso mesmo. De qualquer maneira, acho que vou precisar parar de querer destacar tudo quanto é frase.
    Abração, e obrigada novamente!

    • Oi Mary!

      Primeiro, muito obrigada pela dica do brinco, pq eu lembro que quando travou eu tava na casa do meu tio e eu não achava clips em lugar nenhum, e se tivesse tido a ideia do brinco teria sido mais fácil.

      Eu acho que faz sentido essa teoria sua, viu? hahhaha Mas o meu eu nem tava marcando tanto, tava virando as páginas que nem uma louca apenas! hahahhahha

      Depois ele nunca mais travou, mesmo eu marcando muito. Ainda bem. 🙂

      Beijoo

      Ps.: O modo que você citou em que ele não está desligado é o de “descanso”.

  7. Eu acho que o motivo de travar é a memória, acho que se colocar um cartão de memória e deixar a memória interna livre ele não trava, a partir do momento que as pessoas colocam muitos livros na memória interna ele vai sobre carregando, ele deve ser feito pra ser usado com a memória expandida para armazenar os livros, e a interna só para o funcionamento dele. O meu nunca travou, mas desde que comprei (há mais de um mês) só coloquei 5 livros nele, se eu colocar mais livros e ele travar eu comprovo minha teoria.

    • Oi, Léo!

      Sabe que eu acho que faz sentido? A partir do momento em que ele tem que executar muitas funções (leitor, drive, marcações) ele fica meio lesado…

      Se acontecer, não deixe de contar aqui pra gente. 😉

      • Em minha humilde opinião o problema é o tempo de resposta do SD interno do KOBO que provoca estes travamentos.
        Tentou de tudo e não funcionou? Para os que estão na garantia o melhor é pedir a troca, mas em outros casos com ajuda de algum amigo que usa linux dá para ressuscitá-lo por sua conta e risco:
        – Bota para carregar um tempo;
        – Abra a tampa conforme o video https://www.youtube.com/watch?v=0LkOBzs5nCM ;
        – Tem um micro SD sandisk lá dentro;
        – Tira ele;
        -Coloca em um sistema linux;
        -desmonta a unidade; (seu amigo vai entender)
        -Pode usar o software gparted(mais fácil) ou comando dd; (seu amigo vai entender)
        -Visualizará 3 partições rootfs ext4 (256 MB), recoveryfs ext4 (256 MB), KOBOeReader fat32
        -Faça uma cópia da partição recoveryfs e jogue na partição rootfs.
        – Coloque tudo no lugar e feche o KOBO
        -Ligue.

      • Oi, Neliton!

        Acredito que a maioria das pessoas aqui ainda estão com o Kobo na garantia, mas muito obrigada pelas dicas, são sempre bem vindas.
        😉

  8. Monica, vc salvou o meu fim de feriado…Com seu post consegui resolver o problema de travamento, algo que o help service da Kobo nao conseguiu fazer por mim. Muito, muito obrigada!

  9. Oi, Mônica!
    Obrigado pela dica, vi que ajudou bastante gente. No meu caso, infelizmente, não adiantou. Segurei o botão de ligar, o de resetar, rezei e nada.
    Porém, resolvi conectar o cabo de alimentação do celular, já que a entrada é a mesma do Kobo, apertei o botão de ligar e não é que o danado funcionou! Não me pergunte o porquê.
    Fica aqui mais uma dica pro pessoal.

    • Oi, Dimas!

      Ainda bem que funcionou no fim das contas e super obrigada pela dica. Nem tinha passado pela minha cabeça conectar ao computador. Vou atualizar o post. 😀

  10. Pingback: O meu Kobo Glo travou… E agora? | Livros.ws

  11. Comprei o meu a 6 meses, não utilizei muito por achar o software muito lerdo (fiquei decepcionada hahaha), mas ele atulizou o sistema e ficou incrivelmente lerdo, chega a ser pertubador. Fora os ‘fantasmas’ da tela. 😦
    Ele travou loucamente hoje enquanto eu apagava a biblioteca, e pufff! pesquisei no google, cai aqui e problema resolvido. Obrigada ❤

    • Oi, Liz!

      É, ele é um pouco lerdo, principalmente se compararmos com softwares de smartphones e tablets, você tem razão.
      Esses “fantasmas da tela” aparecem quando você fica um tempo sem mudar de página e ele pisca e vai pro modo descanso?

      Mas de qualquer maneira fico feliz que você tenha resolvido o problema com as dicas!! 😀

  12. Sim , o Kindle também trava , mas não dá nem para comparar a quantidade de reclamações que o Kobo tem á respeito de travamentos . Basta ver o número nos sites de reclamações e fórums á respeito do Kobo . Algo não está certo . Esse negócio de usar clip é o fim da picada , é apenas paliativo , não resolve a raiz do problema . Está claro que deve se tratar de um erro de projeto ou de algum componente na linha de produção . Se fosse apenas problemas de software , uma simples atualização já teria arrumado o problema , mas não é o que vemos , e isso está ocorrendo desde o começo de 2013 , ou seja , já vamos para quase 2 anos e o problema é o mesmo . Já está na hora da empresa começar a se pronunciar á respeito .

    • Oi, Mario.

      Realmente o que você diz é verdade, são soluções que aparentemente resolvem a situação (pelo menos o meu nunca mais deu nenhum problema), e, se há essa grande quantidade de reclamações, a Kobo deveria se pronunciar mesmo, concordo.

  13. Monica
    Obrigada pelas dicas. Meu kobo totalmente travado, depois de muitas tentativas sem sucesso, só destravou quando conectei ao computador e segurei o botão de ligar. Valeu mesmo!

  14. obrigado Mónica pelo teu conselho. O meu e-book ficou bloqueado e já consegui resolver o problema.
    Despeço-me, de Lisboa, com Amizade
    CS

    • Oi, Karolayne.

      Nenhuma das 3 dicas funcionou? :/
      Tente entrar em contato com eles, às vezes eles podem te auxiliar por e-mail ou telefone, sem gerar custos, mesmo estando fora da garantia.

    • Olá!

      Tenho um Kobo e ele travou várias vezes. Observei que acontece por vários motivos, alguns são arquivos de livros com erros e falta de energia também o faz travar. Não deixe ele descarregar totalmente quando está lendo alguma coisa, senão ele trava mesmo!

      Faça um dos procedimentos:
      1- Pode dar um Reset, conforme informado acima
      2 – Pode ser porque ele esteja sem energia. Deixe carregar totalmente e depois tente ligar
      3 – Pode ser algum livro que está corrompendo. Faça:
      a. Ligue no PC através do cabo de dados.
      b. Se souber qual livro adicionado recentemente que TALVEZ esteja dando problemas, delete
      c. Copia os livros do Kobo para o PC e depois remova TODOS eles do Kobo.
      d.Tente ligar. Se der certo, inclua os livros novamente e preste atenção em qual momento ele vai travar.

      Abraços.

      Jpaf/2014.

      • Oi, Jose!

        Muito obrigada pelas dicas! Vou atualizar o post com as suas informações. 😀

  15. Olá, Mônica!
    Eu consegui recuperar meu amado kobinho glo ligando-o novamente no computador. Porém, acontece que ele estava carregado, o proprio kobo estava acusando bateria 100%, mas quando o liguei no computador estava com apenas 11%. Estranho..
    Voce sabe me dar alguma duvida concreta sobre carregá-lo usando fonte de carregador de celular ou no computador? Qual o melhor método? Obrigada

      • Oi, Dricka.

        Quando eu fui comprar meu Kobo vi que no site da Cultura tinha um item esgotado que era justamente esse adaptador para carregar na tomada, portanto, é possível, mas não sei como funciona já que esse item nunca mais ficou disponível. Não sei se qualquer adaptador serve ou se precisa ser uma mais fraquinho, pois o Kobo me parece meio frágil, e tenho a impressão que se ligar na tomada ele vai queimar.

  16. Das vezes anteriores( centenas de Xs) essas dicas serviram,mas chegou um momento em que ele congelou nem o pc o reconhece mais…morreu mesmo. Parti p kindle.

Deixe uma Resposta

